Avaliação do Data Center (Data Center Assessment)

A avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) fornece aos proprietários dois benefícios principais:

  • Fornece uma imagem mais clara da capacidade, confiabilidade e vulnerabilidades do Data Center;
  • É um passo inicial importante no desenvolvimento de um roteiro para o crescimento, atualizações e expansões futuras.

A avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) pode se concentrar em uma característica técnica específica ou em um sistema, ou pode ter um alcance mais amplo para abranger toda a gama de sistemas críticos e não críticos que suportam a empresa, incluindo comunicações de cobre e fibra, e infra-estrutura de rede / armazenamento.

A avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) é muitas vezes iniciadas em resposta a um evento, como falhas de energia ou refrigeração ou falhas do sistema, ou por condições previsíveis, tais como uma nova iniciativa de computação, ou mudança na gestão.

A busca da confiabilidade guia as necessidades específicas do cliente e tem um impacto no orçamento.

Embora utilizemos uma abordagem consistente para todos os nossos clientes, o foco variará dependendo do conjunto de circunstâncias específicas que existem para a organização.

Uma avaliação do Data Center ( Data Center Assessment )  pode identificar deficiências de capacidade e lacunas no que foi pensado para ser uma topologia robusta e redundante de energia e/ou refrigeração.

Essas lacunas representam vulnerabilidades que corroem a confiabilidade e disponibilidade, colocando a unidade em risco de interrupções não planejadas.

Lacunas são identificados através de um conjunto de medidas físicas de verificação / observação e análise de documentos.

Na  avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) serão examinados diagramas elétricos unifilares, contas de serviços públicos, esquemas do sistema de resfriamento, diagramas de controle, desenhos arquitetônicos e estruturais, bem como a instalação física real.

Serão realizadas reuniões com pessoal de TI e de infraestrutura para envolvê-los num diálogo em torno de como as instalações realmente funcionam e como elas são exploradas e mantidas.

O resultado destas reuniões e exames será um relatório de avaliação do Data Center  que documenta a capacidade das instalações no contexto de medidas de confiabilidade e disponibilidade reconhecidas pela indústria relativas a Data Centers, e classifica a gravidade das vulnerabilidades.

 Elementos básicos da avaliação do Data Center 

O escopo da avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) pode ser dividido em cinco áreas principais de investigação:

 Sistemas elétricos

Será examinado o diagrama unifilar elétrico para identificar pontos únicos de falha e as restrições operacionais significativas.

Todos os sistemas eléctricos críticos são avaliados, incluindo a geração e distribuição de energia normal e estabilizada, entrada de serviço da concessionária, EPO, monitoramento de energia elétrica, supressão de transientes de tensão, proteção contra raios, aterramento, alarme de incêndio e controle de segurança / controle de acesso.

Sistemas mecânicos

Sistemas mecânicos recebem o mesmo nível de escrutínio dos sistemas elétricos.

A capacidade de refrigeração do sistema e redundância são examinados de perto, e cenários de “failover” analisados.

Sistemas de água gelada são mais complexos do que os sistemas de refrigeração DX (expansão direta) refrigerado a ar normalmente utilizados em Data Centers menores.

Redundância em sistemas de água gelada  além de chillers, tubulações e rejeição de calor  inclui ítens como água de reposição torre de resfriamento e configuração do sistema de controle comumente ignorado.

Sistemas mecânicos sujeitos a revisão incluem sistemas geradores de refrigeração de arrefecimento e temperatura / controle de umidade, distribuição de ar / ventilação, controle de pressurização do espaço, supressão de incêndio, ventilação sala de baterias, armazenamento de combustível do gerador e sistemas de distribuição, canalização / sistemas de drenagem, automação predial / controles.

 Arquitetura / Elementos Estruturais

Elementos arquitetônicos e estruturais do edifício contribuem significativamente para o grau de robustez geral do Data Center, mesmo que eles não sejam especificamente dirigidos às requisições de determinado TIER.

Os materiais de construção das paredes e do telhado, a presença de janelas, a capacidade do andar, espaços relativos a outras funções de apoio crítico e não crítico, e o arranjo geral relativo a outras funções do edifício não relacionados com o Data Center são examinados e documentados. Espaços como docas de carga, área de armazenamento/quarentena de TI, teste / desenvolvimento, NOC, e as relações com as salas de sistemas críticos  mecânicos / elétricos são considerados.

 Local

O local do Data Center é avaliado para identificar vulnerabilidades e características que podem afetar as suas operações. Acesso à edificação, a proximidade de perigos adjacentes como rios, linhas ferroviárias e aeroportos são apenas algumas das considerações do site que impactam um Data Center.

 Infraestrutura de Comunicação

A avaliação da infra-estrutura de comunicações visa garantir a  flexibilidade e escalabilidade para suportar as tendências tecnológicas atuais e futuras. O percurso de instalação do cabo de comunicação, incluindo ponto de acesso ao edifício até o ponto de entrada da concessionária e caminhamento sob o piso elevado são incluídas na  avaliação.

Outras características analisadas na avaliação do Data Center incluem tipos de cabos de comunicação , métodos de terminação, roteamento e gerenciamento de cabos, configuração de racks e gabinetes de equipamentos existentes, adequação para suportar a tecnologia de servidores e de armazenamento existentes e futuros, gerenciamento de fluxo de ar, gerenciamento de energia e cabeamento.

 Alinhamento

Alinhamento dos objetivos de TI com a  infra-estrutura instalada é fundamental para um projeto bem sucedido e uma boa operação de Data Center. O objetivo na avaliação do Data Center é verificar consistentemente o nível requerido de confiabilidade e eliminar pontos únicos de falha, oferecendo possibilidade de manutenção simultânea de modo a reduzir o tempo de inatividade para um nível que não comprometa as operações de negócios da empresa.

Uma avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) abrangente inclui uma análise dos objetivos de negócios da organização para determinar metas de confiabilidade e disponibilidade adequadas para as instalações de infra-estrutura. O Alcance do alinhamento é conseguido através de um processo sistemático de estabelecer metas de confiabilidade que suportem os objetivos de TI e os negócios da organização, e usar essas metas para orientar o planeamento e concepção da infra-estrutura crítica de apoio.

Alinhamento e confiabilidade entre a capacidade de infra-estrutura crítica mecânica e elétrica também é essencial.

 Capacidade de TI / Planejamento Crescimento

Um déficit iminente de espaço, energia e resfriamento é muitas vezes a condição que impulsiona as organizações a ampliar ou construir um novo Data Center. A pergunta comum é sempre: “Quanto espaço e energia que precisamos?” (Seguidas ou precedidas de perto por “Quanto dinheiro podemos gastar?”).

A avaliação do Data Center ( Data Center Assessment ) é comumente realizada no início de iniciativas de planejamento de longo prazo, e servem como um passo crítico no desenvolvimento de um modelo de crescimento viável que responde às perguntas sobre  tamanho e capacidade.

Frequentemente, o planejamento e projeto para uma expansão do Data Center é realizado com apenas uma vaga idéia de quanto espaço, potência ou  refrigeração seria necessário para suportar o negócio durante a vida útil da instalação.

Muita discussão em reuniões iniciais de planejamento de Data Center giram em torno de saber se o recurso deve ser projetado para 150 W / m2 ou 200 W / m2, e se 1.000 m2 ou 1.500 m2 seria o tamanho correto. Essas discussões não focam a solução. A verdadeira questão é esta: Que plataformas e tecnologias serão implantadas para apoiar as metas de TI ao longo da vida da instalação, e quanto espaço e potência são necessários para apoiar estas plataformas?

Considerando o tamanho do investimento de capital, não é sensato prosseguir com uma atualização de instalação sem um plano embasado e consolidado.

 Conclusão

A avaliação do Data Center  ( Data Center Assessment ) fornece à empresa / gerente de um Data Center uma  documentação de referência que pode ser usada como ponto de partida para mitigar as vulnerabilidades, melhorando a confiabilidade, disponibilidade e planejamento de longo prazo.